Quinta-feira, 22 de Junho, 2017
   
Tamanho do texto
Autenticar
image
Concelho de Palmela
Concelho de Palmela Quinta-feira, 16 Abril 2015 20:28 Instituído em Março de 1185, por Foral outorgado por D. Afonso Henriques, o concelho de Palmela tem cerca de 460 Km2, distribuídos por cinco freguesias: Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Marateca e Poceirão. A riqueza do seu património natural, histórico e cultural oferece uma diversidade de locais e atividades aprazíveis quer a quem nele vive quer ao visitante ocasional: um passeio pela Serra do Louro e Vale dos Barris, em pleno contacto com a natureza da Serra da Arrábida; uma visita às Igrejas de S. Pedro, Misericórdia e Santiago, esta última localizada no interior do Castelo de Palmela; ou, então, um fim de tarde e noite animados durante a Festa das Vindimas, que decorre no primeiro fim de semana de setembro. A proliferação, por todo o concelho, de sociedades filarmónicas e recreativas expressa uma forte tradição ligada à música e traduz-se no grande número de alunos do Agrupamento que as frequentam, assim como os conservatórios e escolas de música do concelho e da cidade de Setúbal.

Projeto Nacional SOS Azulejo

Participação da escola no Projeto Nacional SOS Azulejo

 

No âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento, que tem, como uma das suas prioridades, o Património local, e do projeto daÂBiblioteca EscolarÂLer+Ad@ça a VidaÂ-Âprojeto concelhio das bibliotecas escolares e municipal, cujo tema é, este ano, alusivo ao Castelo -, o grupo de Educação Visual (EV)Âe a Biblioteca Escolar (BE) uniram esforços para que a escola participasse no Projeto Nacional SOS Azulejo.

Assim, juntaram-se estes dois projetos ao Dia das ArtesÂ- dia em que o grupo de EV e a BE desenvolvem várias atividades na área da expressão visual - e o resultado foi um grande painel inspirado no azulejo português e nos azulejos de castelo de Palmela, com o tema do 25 de abril, o que lhe atribuiu um toque de contemporaneidade.

O projeto, que passou pelas fases de a) realização de material didático para sensibilização e motivação das turmas; b) visita de turmas ao Castelo de Palmela, para recolha de informação e estudo dos azulejos das Igrejas; c) conceção do estudo de um azulejo por aluno, com o tema do 25 de abril e d) realização do painel coletivo, no dia 21 de abril - Dia das Artes -, irá culminar numa apresentação pública, a acontecer no dia 3 de maio, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, unida no objetivo comum de contribuir para a preservação do azulejo português.

artes1

artes2

artes3

Os docentes do Grupo Disciplinar de Educação Visual

 

Área reservada