Quinta-feira, 22 de Junho, 2017

Projeto Nacional SOS Azulejo

Participação da escola no Projeto Nacional SOS Azulejo

No âmbito do Projeto Educativo do Agrupamento, que tem, como uma das suas prioridades, o Património local, e do projeto daÂBiblioteca EscolarÂLer+Ad@ça a VidaÂ-Âprojeto concelhio das bibliotecas escolares e municipal, cujo tema é, este ano, alusivo ao Castelo -, o grupo de Educação Visual (EV)Âe a Biblioteca Escolar (BE) uniram esforços para que a escola participasse no Projeto Nacional SOS Azulejo.

Assim, juntaram-se estes dois projetos ao Dia das ArtesÂ- dia em que o grupo de EV e a BE desenvolvem várias atividades na área da expressão visual - e o resultado foi um grande painel inspirado no azulejo português e nos azulejos de castelo de Palmela, com o tema do 25 de abril, o que lhe atribuiu um toque de contemporaneidade.

O projeto, que passou pelas fases de a) realização de material didático para sensibilização e motivação das turmas; b) visita de turmas ao Castelo de Palmela, para recolha de informação e estudo dos azulejos das Igrejas; c) conceção do estudo de um azulejo por aluno, com o tema do 25 de abril e d) realização do painel coletivo, no dia 21 de abril - Dia das Artes -, irá culminar numa apresentação pública, a acontecer no dia 3 de maio, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, unida no objetivo comum de contribuir para a preservação do azulejo português.

artes1

artes2